NotíciasCadastro Único

Revolução 2.0? Jovens entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico têm agora um benefício especial; veja

Jovens entre 15 e 29 anos podem acessar um benefício especial pelo CadÚnico. Confira como solicitar e garantir vantagens exclusivas em eventos e viagens.

Jovens de baixa renda em todo o Brasil têm agora uma oportunidade única de acessar um benefício especial, que promete facilitar o acesso à cultura, esportes e viagens. Voltado para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), este benefício oferece vantagens que muitos ainda desconhecem.

A faixa etária contemplada vai dos 15 aos 29 anos, e não é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino para aproveitar as vantagens. O benefício atende milhões de jovens; contudo, para garantir essa facilidade, é preciso entender os critérios e o processo para acessar o benefício.

Com a implementação da ID Jovem, os jovens cadastrados no CadÚnico agora podem solicitar um documento que abre as portas para esses direitos. A seguir, vamos entender mais sobre como funciona essa novidade e como você pode garantir a sua carteirinha.

Benefício para jovens inscritos no CadÚnico.
Benefício exclusivo para jovens inscritos no CadÚnico está disponível. Veja como aproveitar descontos e gratuidade em passagens e eventos culturais de forma simples. (Foto: Jeane de Oliveira / auxiliosocial.com.br).

Quem pode receber o benefício especial?

O benefício é direcionado a jovens de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

Para ser elegível, o jovem precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), o banco de dados que reúne informações de famílias de baixa renda.

Aqueles que se enquadram nos critérios podem emitir a carteirinha, sem a necessidade de comprovar vínculo com instituições de ensino.

Ou seja, mesmo que você não esteja estudando no momento, ainda pode solicitar o benefício e garantir todas as vantagens que ele oferece.

Confira:

Como solicitar a ID Jovem?

A emissão da ID Jovem pode ser feita de forma simples e prática. Para isso, o jovem precisa ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado no CadÚnico. Com esse número, basta acessar o aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou o site dedicado ao benefício.

O documento tem validade de seis meses, e sua renovação também pode ser feita pelo aplicativo, de maneira rápida e sem burocracia. Após a solicitação, a carteirinha estará disponível para impressão ou uso digital diretamente no celular.

Quais são os benefícios da ID Jovem?

A ID Jovem oferece uma série de vantagens para jovens inscritos no CadÚnico, permitindo a utilização do documento em diferentes ocasiões. Veja os principais benefícios:

  • Jovens podem pagar 50% do valor do ingresso em shows, teatros, cinemas e outras atividades de entretenimento.
  • Dois bilhetes gratuitos são oferecidos em linhas de ônibus, trens ou barcos convencionais. Caso as vagas gratuitas estejam esgotadas, o jovem ainda pode obter um desconto de 50% no valor da passagem.

Para utilizar esses benefícios, é necessário apresentar a ID Jovem junto com um documento de identificação oficial com foto.

Quais as condições para usar o benefício de transporte?

Para viagens interestaduais, o jovem precisa solicitar a passagem com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida.

As empresas de transporte devem reservar duas vagas gratuitas por veículo, e, se essas vagas já estiverem ocupadas, o jovem pode garantir um desconto de 50% no valor do bilhete.

É importante lembrar que o jovem não pode reservar passagens em horários ou datas que não irá utilizar, para evitar o bloqueio das vagas para outros beneficiários.

Se a empresa de transporte se recusar a emitir a passagem gratuita ou com desconto, o jovem pode solicitar um documento explicando o motivo da recusa e acionar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para registrar a reclamação.

Quais eventos aceitam a ID Jovem?

A ID Jovem pode ser utilizada em diversos tipos de eventos culturais, esportivos e de lazer. Ela é aceita em cinemas, teatros, espetáculos musicais e eventos promovidos tanto por entidades públicas quanto privadas.

O que fazer se o benefício for negado?

Caso o jovem encontre dificuldade na utilização da ID Jovem, seja para obter descontos em passagens ou ingressos, ele pode recorrer diretamente à ANTT ou ao sistema de ouvidoria do Governo Federal, registrando uma reclamação formal.

É fundamental que todos os direitos previstos pelo Estatuto da Juventude sejam cumpridos, e o jovem tem total respaldo para exigir que os benefícios sejam garantidos.

Confira: Semana complicada! Mensagem de “Falha na Comunicação” aparece para usuários do Caixa Tem; o que é isso?

Emilly Coelho

Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo