Por essa ninguém esperava! Cadastro Único libera 18 benefícios + extras para aproveitar em outubro; veja
O Cadastro Único está oferecendo 18 benefícios além do Bolsa Família. Veja quem pode se inscrever e quais programas estão disponíveis para outubro.
Atualmente, o Cadastro Único oferece muito mais do que o conhecido Bolsa Família. Através dele, famílias de baixa renda têm acesso a uma série de benefícios, totalizando mais de 18 programas, que podem ser aproveitados de maneira complementar.
Desde sua criação em 2003, o Cadastro Único tem sido uma ferramenta fundamental para o governo identificar e atender famílias em situação de vulnerabilidade. Ele permite que essas famílias tenham acesso a programas federais, estaduais e municipais. Hoje, mais de 20 milhões de famílias estão cadastradas.
Para quem está cadastrado no CadÚnico, existem diversos programas além do Bolsa Família que podem ser aproveitados, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Minha Casa Minha Vida, entre outros. Abaixo, você verá mais detalhes sobre quem pode se inscrever e quais são esses benefícios.
Quem pode se cadastrar no Cadastro Único?
Se a sua família enfrenta dificuldades financeiras, você pode ser elegível para o Cadastro Único. O CadÚnico é voltado para famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda total de até três salários-mínimos.
Além disso, grupos tradicionais, como indígenas e quilombolas, também podem se cadastrar, mesmo que a renda ultrapasse esse limite.
Para se inscrever, o responsável familiar deve ter pelo menos 16 anos. É necessário apresentar documentos de todos os membros da família, como CPF, RG, comprovante de residência e carteira de trabalho.
O cadastro pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em outros postos de atendimento do CadÚnico.
Aproveite e confira:
- Após decisão, R$ 1 bilhão será liberado para idosos 60+; consulte e receba
- Vai cortar mesmo? Visitas do CRAS colocam medo nos beneficiários do Bolsa Família; o que está acontecendo?
- Semanas de pagamento continuam! Dinheiro do INSS cai para milhares de brasileiros dentro dos próximos dias
Quais benefícios o Cadastro Único oferece?
Além do Bolsa Família, existem muitos outros programas que podem ser acessados por quem está no Cadastro Único. Confira alguns dos principais:
- Telefone Popular: Permite que famílias de baixa renda tenham acesso a planos de telefonia fixa com tarifas reduzidas.
- Tarifa Social de Energia Elétrica: Oferece descontos na conta de luz para facilitar o acesso a esse serviço essencial.
- Programa Minha Casa Minha Vida: Facilita a compra da casa própria com subsídios e condições especiais de financiamento.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): Garante um salário-mínimo para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência.
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos: Dá direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos.
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI): Apoia financeiramente e educa crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil.
- Carteira do Idoso: Garante gratuidade ou desconto em viagens interestaduais para pessoas com 60 anos ou mais e renda de até dois salários-mínimos.
- Programa Brasil Alfabetizado: Incentiva a alfabetização de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada.
- Crédito Instalação: Oferece crédito para famílias de programas de reforma agrária, ajudando na instalação em áreas rurais.
- Carta Social: Permite o envio de correspondências a custo reduzido.
- Programa Cisternas: Garante o acesso à água em regiões de seca por meio da instalação de cisternas.
- Água para Todos: Amplia o acesso à água para consumo e produção agrícola em áreas rurais.
- Bolsa Verde: Oferece incentivos financeiros para famílias que vivem em áreas de preservação ambiental.
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais: Apoia a agricultura familiar com assistência técnica e recursos financeiros.
- Identidade Jovem (ID Jovem): Garante meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto em transporte para jovens.
- Programa Nacional de Reforma Agrária: Redistribui terras para famílias sem acesso à propriedade, com suporte técnico e financeiro.
- Programa Nacional de Crédito Fundiário: Oferece crédito para trabalhadores rurais comprarem terras e investirem em produção.
- Programa Progredir: Disponibiliza microcrédito para beneficiários do Bolsa Família que querem iniciar um negócio ou melhorar sua renda.
Como se cadastrar e manter o cadastro atualizado?
O processo de cadastramento no CadÚnico é simples e rápido. Basta que o responsável familiar se dirija ao CRAS ou a um posto de atendimento do CadÚnico na sua cidade, levando os documentos de todos os membros da família.
Esse cadastro garante acesso a todos os benefícios mencionados e deve ser atualizado sempre que houver mudanças na família, como nascimento, falecimento, mudança de endereço ou renda.
Aproveite e confira: Dinheiro não vai faltar! Tem gente recebendo R$ 21000 do Bolsa Família; veja como