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Problema no APP GOV: reconhecimento facial não funciona; e agora, vou perder o acesso? Veja

Problemas com o reconhecimento facial no portal Gov.br? Veja as alternativas para acessar a plataforma e garantir seu acesso sem complicações.

O portal Gov.br é uma ferramenta muito importante para o dia a dia dos brasileiros, uma vez que reúne diversos serviços públicos em um só lugar.

Todavia, muitos usuários estão enfrentando problemas com o reconhecimento facial, o que dificulta o acesso à plataforma. Se isso aconteceu com você, saiba que existem outras formas de resolver esse problema e garantir o acesso aos serviços. Vamos te mostrar as opções.

APP GOV.
Se o reconhecimento facial do Gov.br falhar, há outras opções para garantir o acesso. Confira as soluções e evite ficar sem acesso aos serviços. (Foto: Jeane de Oliveira / auxiliosocial.com.br).

O que é o portal GOV.BR?

Primeiramente, o portal Gov.br é a plataforma digital do governo federal que concentra uma série de serviços públicos, como Receita Federal, INSS, ENEM, Justiça Eleitoral e carteira de trabalho.

A ideia é facilitar a vida do cidadão com um único login que dá acesso a esses e outros serviços, tudo em um só lugar. Com essa centralização, o governo pretende tornar o uso de serviços públicos mais ágil e eficiente.

Apesar do sucesso da plataforma, o reconhecimento facial, uma das formas mais modernas de login, pode apresentar falhas, como veremos a seguir.

Aproveite e acompanhe:

Problemas com o reconhecimento facial do Gov.br? Veja como resolver

Entretanto, se você está com problemas para fazer o login com o reconhecimento facial, não se preocupe, existem algumas soluções simples. O primeiro passo é tentar ajustar a situação da imagem. Aqui estão algumas dicas:

  • Verifique a iluminação do ambiente: luz fraca ou muito forte pode prejudicar a leitura do seu rosto.
  • Mude de posição ou ângulo para que a câmera capte melhor a imagem.
  • Limpe a câmera do seu celular: qualquer sujeira pode atrapalhar o reconhecimento.
  • Atualize o aplicativo ou o sistema operacional do smartphone: problemas técnicos podem ser causados por falhas no sistema.

Como resolver o problema do reconhecimento facial?

Se após tentar essas dicas o reconhecimento facial ainda não funcionar, mas você conseguir acessar a plataforma de outra forma, é possível reconfigurar o login facial. Veja como proceder:

  • Acesse a sua conta no Gov.br.
  • Nas configurações, selecione a opção de reconfigurar o reconhecimento facial.
  • Refaça o processo de captura do seu rosto para restaurar o acesso via biometria.

Quais são as outras maneiras de acessar o portal Gov.br?

Se o problema com o reconhecimento facial persistir, não se desespere. Existem outras formas de acessar o portal Gov.br. Aqui estão algumas alternativas:

  • Login via bancos credenciados: você pode usar sua conta bancária de instituições como Caixa Econômica ou Itaú para acessar o Gov.br.
    • Passo a passo: insira o seu CPF e selecione a opção “Esqueci minha senha”. Escolha seu banco e siga as instruções para logar.
    • Após o login pelo banco, você poderá cadastrar uma nova senha para a conta no portal.
  • Recuperação de senha por e-mail ou SMS: outra solução é solicitar uma nova senha através do seu e-mail cadastrado ou via SMS. O portal vai te enviar um código para restaurar o acesso.

Como garantir segurança no portal Gov.br?

Ademais, a segurança do portal Gov.br é uma prioridade do governo federal, mas é sempre importante adotar medidas de proteção extra. Algumas dicas incluem:

  • Use senhas fortes: evite senhas simples como datas de nascimento ou combinações óbvias.
  • Não acesse o Gov.br em dispositivos compartilhados: logar a partir de computadores públicos ou celulares de terceiros pode comprometer a segurança da sua conta.
  • Ative a autenticação em duas etapas, se disponível, para garantir uma camada adicional de proteção ao seu login.

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Emilly Coelho

Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

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