Dinheiro na conta!Final NIS 0 já pode comemorar o pagamento do Bolsa Família? Confira
O programa Bolsa Família, ferramenta fundamental no combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil, possui um sistema de pagamentos estruturado para atender milhões de famílias em todo o país.
O Bolsa Família pode se associar a novos projetos e parcerias com organizações não governamentais e setores privados para complementar o apoio financeiro com serviços de educação, saúde e capacitação profissional.
Com um calendário detalhado e mecanismos específicos de acesso aos recursos, o programa garante que o benefício chegue aos beneficiários de forma organizada e eficiente.
Vejamos os detalhes do calendário de pagamentos, os critérios para recebimento e como consultar informações sobre o benefício.
Bolsa Família: Quem pode ganhar e como saber se você está dentro?
Para ter acesso ao Bolsa Família, as famílias devem atender a critérios específicos de renda e cumprir algumas condicionalidades. A renda per capita familiar deve ser igual ou inferior a R$ 218, garantindo que o programa beneficie os brasileiros em situação de maior vulnerabilidade social.
Além do critério de renda, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta fundamental para o mapeamento e acompanhamento das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil.
A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para ter acesso não só ao Bolsa Família, mas também a outros programas sociais do governo federal. Após a inscrição e validação dos dados, o sistema identifica as famílias elegíveis ao programa. A consulta ao programa pode ser feita de forma prática e segura pelo site da Caixa Econômica, utilizando o NIS e o CPF do responsável familiar.
Como sacar seu benefício e por que acompanhar tudo de perto é Super Importante
O Bolsa Família oferece diversas modalidades de saque, buscando facilitar o acesso aos recursos pelas famílias beneficiárias. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, uma ferramenta digital que permite realizar pagamentos, transferências e compras online.
Além do aplicativo, os beneficiários podem utilizar o internet banking da Caixa, os terminais de autoatendimento, as casas lotéricas e os correspondentes Caixa Aqui.
O acompanhamento regular do calendário de pagamentos, a consulta aos valores liberados e o uso consciente dos recursos são essenciais para garantir que o programa cumpra seu papel fundamental no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Quando e Como Receber: Tudo Sobre o Calendário de Pagamentos do Bolsa Família
O cronograma de pagamentos do Bolsa Família é organizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Esse sistema escalonado, que se estende pelos últimos dez dias úteis de cada mês, garante uma melhor gestão dos recursos e evita aglomerações nas agências bancárias.
A exceção fica por conta do mês de dezembro, quando o calendário é antecipado para garantir que as famílias tenham acesso ao benefício antes das festas de fim de ano.
O programa também prevê situações excepcionais, como em casos de desastres naturais ou outras situações de emergência reconhecidas pelo governo . Nessas situações, os pagamentos podem ser antecipados para garantir assistência imediata às famílias afetadas, demonstrando a sensibilidade do programa às necessidades específicas de cada região do país.
Veja também:
- Novidades do AUXÍLIO GÁS em Julho! Fique por dentro
- Auxílio-Doença: Como garantir SEU DIREITO e ter RENDA na hora do aperto!
- ATENÇÃO: Visita surpresa do CRAS nessa Quarta! Veja agora
Novos Cadastros e Exclusões
Desde julho do ano passado, os dados do Bolsa Família estão sendo integrados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Esse cruzamento de informações levou ao cancelamento de cerca de 600 mil famílias que estavam fora dos critérios do programa.
O CNIS, com mais de 80 bilhões de registros administrativos, ajuda a verificar renda, vínculos empregatícios e benefícios previdenciários.
Por outro lado, 500 mil novas famílias foram incluídas, marcando um recorde de inclusão, graças à política de busca ativa baseada no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 0; Chegou a hora!
Nesta quarta-feira (31), a CAIXA encerra o pagamento do Bolsa Família de julho, creditando o valor para os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 0
Reveja o calendário de Julho
- 18 de julho de 2024: NIS final 1
- 19 de julho de 2024: NIS final 2
- 22 de julho de 2024: NIS final 3
- 23 de julho de 2024: NIS final 4
- 24 de julho de 2024: NIS final 5
- 25 de julho de 2024: NIS final 6
- 26 de julho de 2024: NIS final 7
- 29 de julho de 2024: NIS final 8
- 30 de julho de 2024: NIS final 9
- 31 de julho de 2024: NIS final 0
Assista: