Conta de luz vai subir, mas isso não é problema! Conheça o programa que oferece até 65% de desconto na tarifa
Conta de luz vai subir, mas um programa pode aliviar o impacto. Saiba como garantir até 65% de desconto e quem pode se beneficiar.
A recente notícia sobre o aumento na conta de luz pegou muitos brasileiros de surpresa. A variação nas tarifas de energia, impulsionada pelas condições climáticas e pela diminuição dos reservatórios, gera preocupação, pois qualquer reajuste pode pesar no bolso.
No entanto, nem tudo está perdido para os consumidores, pois existe uma solução para minimizar esse impacto. O Governo Federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciaram mudanças no sistema de cobrança, visando amenizar o reajuste nas tarifas.
Com isso, muitos brasileiros poderão contar com um programa de descontos, que oferece uma redução significativa no valor das contas de luz. Esse programa pode proporcionar até 65% de desconto. Estamos falando da Tarifa Social, uma alternativa eficiente para quem deseja economizar. Confira a seguir.
Como funcionam as novas regras da tarifa de energia?
Atualmente, a cobrança das contas de luz segue um sistema de bandeiras tarifárias, que indicam se haverá um acréscimo no valor devido a condições desfavoráveis para a geração de energia.
Esse sistema é dividido em bandeiras verde, amarela e vermelha, sendo a vermelha a mais cara, com dois patamares diferentes. Inicialmente, a previsão era de que a tarifa de energia subisse para a bandeira vermelha do patamar 2, o que geraria um aumento significativo na conta de luz.
Todavia, após uma reavaliação da Aneel, o reajuste foi alterado para a bandeira vermelha do patamar 1, que é menos onerosa. Com essa mudança, o valor adicional que será cobrado será de R$ 4,463 para cada 100 kWh consumidos.
Na prática, isso significa que, mesmo com o aumento, o impacto será um pouco menor do que o previsto inicialmente.
Contudo, os consumidores devem continuar atentos ao consumo de energia para evitar surpresas na hora de pagar a conta. O uso consciente e a busca por soluções como a Tarifa Social podem ser a chave para equilibrar o orçamento.
Aproveite e confira:
- 100% online! App Meu INSS permite atualizar dados e evitar problemas com benefícios
- Bolsa Família está exigindo Carteira de Trabalho? Garanta o benefício no mês 09
- Governo atualiza hoje (06/09) as datas dos depósitos do Bolsa Família de setembro
Quem tem direito à Tarifa Social de energia?
A Tarifa Social não altera a forma como a conta de luz é calculada, mas oferece descontos que podem ajudar as famílias de baixa renda a economizar.
Os descontos variam conforme o consumo mensal, podendo chegar a até 65% de redução no valor total da fatura. Para se beneficiar, é importante que o titular da conta atenda a alguns requisitos básicos.
Entre os principais critérios para ter direito à Tarifa Social, destacam-se:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Ter uma renda familiar de até três salários mínimos, desde que algum membro da família tenha uma deficiência que demande o uso contínuo de aparelhos que consomem energia elétrica.
Caso a família cumpra com os requisitos, a própria companhia de energia elétrica já aplica os descontos automaticamente, sem a necessidade de uma inscrição formal por parte do titular.
Descontos aplicados na Tarifa Social
Os descontos oferecidos pela Tarifa Social são escalonados, variando de acordo com o consumo mensal de energia elétrica. Quanto menor o consumo, maior o desconto, o que incentiva as famílias a fazerem um uso mais consciente da energia. Veja abaixo como os descontos são aplicados:
- De 0 a 30 kWh: 65% de desconto na tarifa para a subclasse de baixa renda;
- De 31 kWh a 100 kWh: 40% de desconto;
- De 101 kWh a 220 kWh: 10% de desconto;
- Acima de 221 kWh: 0% de desconto.
Para as comunidades quilombolas e indígenas, os descontos são ainda mais expressivos, variando da seguinte forma:
- De 0 a 50 kWh: 100% de desconto na tarifa para a subclasse de baixa renda;
- De 51 kWh a 100 kWh: 40% de desconto;
- De 101 kWh a 220 kWh: 10% de desconto;
- Acima de 221 kWh: 0% de desconto.
Aproveite e confira: Recebe do INSS e o número final do seu benefício é 7, 3, 8, 6, 9, 4, 5, 1, 0 ou 2? Temos um recado urgente!