O pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue um cronograma rigoroso para garantir que todos os aposentados e pensionistas recebam seus valores em dia.
Milhões de brasileiros aguardam ansiosamente a chegada da aposentadoria, um momento marcante na vida que representa o reconhecimento por anos de trabalho e contribuições para a Previdência Social.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por gerir e pagar os benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões e auxílios .A aposentadoria é um direito garantido por lei e representa a segurança financeira para muitos cidadãos após encerrarem suas atividades profissionais.
No entanto, as regras para obtenção desse benefício podem ser complexas e sofrem alterações ao longo do tempo, o que exige atenção por parte dos segurados.
Consulte já os Valores!
Os segurados podem consultar os valores no site Meu INSS. Após fazer login na tela inicial do aplicativo Meu INSS, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” para ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Caso a pessoa não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135.
Ao fazer a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Um rigoroso cronograma
O pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue um cronograma rigoroso para garantir que todos os aposentados e pensionistas recebam seus valores em dia.
No total do mês, serão 39 milhões de benefícios distribuídos, sendo 5,6 milhões assistenciais e 33,4 milhões previdenciários.
Para quem reside no Rio Grande do Sul, todos os aposentados já receberam os valores na quinta-feira (25/07), primeiro dia do calendário. Essa antecipação ocorrerá até que seja determinado o fim do estado de calamidade pública no estado.
Pagamentos em JULHO; Confira
Os demais aposentados e pensionistas seguirão o calendário normal de pagamentos. Como em todos os meses, primeiro são pagas as aposentadorias e pensões de quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412).
O pagamento leva em consideração o número final do cartão de pagamento do benefício até 7 de agosto, considerando o dígito verificador que fica depois do traço. Os pagamentos são efetuados sempre em dias úteis, com um grupo sendo pago por dia. Quem recebe acima do piso nacional (R$ 1.412),
Ocorrerão pagamentos de 1º de agosto até 7 de agosto. Os créditos também são feitos levando em conta o número final do benefício, sendo pagos dois grupos por dia, começando para quem tem dígito final 1 e 6.
Confira agora as datas dos pagamentos
Os pagamentos do INSS para quem recebe até um salário mínimo seguem o seguinte calendário:
Final 1: 25 de julho;
Final 2: 26 de julho;
Final 3: 29 de julho;
Final 4: 30 de julho;
Final 5: 31 de julho;
Final 6: 01 de agosto;
Final 7: 02 de agosto;
Final 8: 05 de agosto;
Final 9: 06 de agosto; e
Final 0: 07 de agosto.
Para os beneficiários que recebem um valor acima de um salário mínimo, os pagamentos começarão no dia 1º de agosto, seguindo este cronograma:
Finais 1 e 6: 01 de agosto;
Finais 2 e 7: 02 de agosto;
Finais 3 e 8: 05 de agosto;
Finais 4 e 9: 06 de agosto; e
Finais 5 e 0: 07 de agosto.
Manter-se informado sobre as datas de pagamento e garantir que todos os dados estejam atualizados é crucial para assegurar o recebimento pontual dos benefícios.
Veja mais: